O PIAPE Araranguá realiza balanço das atividades desenvolvidas durante o semestre 2018.2

26/12/2018 21:27

O Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (PIAPE) do Campus Araranguá no semestre 2018.2 realizou diversas atividades aos estudantes dos cursos de graduação. Foram módulos de Mapas Conceituais, de “Como  produzir e apresentar trabalhos acadêmicos”, entre outros; encontros sobre a Adaptação no primeiro ano à universidade; aulões de revisão de Matemática, Informática e Física;  módulos de curta duração de Pré-cálculo, de Vetores, de Biomoléculas; oficinas de Metabolismo energético, entre outros; enfim, foram  64 módulos e oficinas oferecidas nos turnos matutino, vespertino, noturno e aos sábados tendo  487 participações e 293 concluintes.

No dia 06 de dezembro, a equipe reuniu-se para avaliar as atividades desenvolvidas e prospectar melhorias para 2019, além de discutir a avaliação feita pelos participantes que atingiu 105 respostas. Segundo a coordenadora local do programa, o PIAPE tem conseguido alguns êxitos entre os estudantes e tem recebido um feedback positivo da comunidade.  87%  dos respondentes  disseram que o PIAPE tem contribuído para a permanência e  o êxito na formação. Alguns estudantes escreveram “Eu permaneci por que todas as aulas eram muito bem explicadas e me ajudam bastante a entender a matéria.” ; “Eu permaneci pelo ótimo programa de ajuda e meu desenvolvimento de aprendizagem”  ; “As aulas foram muito esclarecedoras e me fizeram compreender a matéria.” e “Notei que estava me ajudando a resolver os exercícios.”Além disso, sugestões de temas para novos módulos, como também, reorganização da oferta dos horários foram pontuadas pelos estudantes.  As observações foram discutidas entre a equipe e já estão sendo analisadas para futuras melhorias.

Da reunião com a equipe, foi unânime a ideia de buscar a aproximação maior do programa com o corpo docente estabelecendo parcerias para ações conjuntas em disciplinas. Ainda, ter como foco principal os estudantes  que estão no primeiro ano do curso, a fim de pensar estratégias de afiliação institucional e acadêmica.

Por fim, esperamos continuar em 2019 com o PIAPE no Campus Araranguá e queremos agradecer a toda equipe e a todos os participantes que confiaram em nosso trabalho. Desejamos um Ano Novo produtivo, de muita paz e saúde a todos!

Atenciosamente,

Equipe PIAPE.