PIAPE 2023.2 – Inscrições abertas para diversos módulos REMOTOS

11/08/2023 20:28

O Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (PIAPE) está com inscrições abertas para diversos módulos REMOTOS nas áreas de Cálculo I, Pré-Cálculo e Leitura e Produção Textual em 2023.2. Acesse os links abaixo e se inscreva!

PRÉ-CÁLCULO:

Ementa: Conjuntos e Aritmética Básica. Conjuntos numéricos. Interpretação geométrica dos números reais como pontos de uma reta. Noção de módulo de um número real. Intervalos. Operações Fundamentais. Cálculo com Expressões Algébricas. Produtos notáveis. Operações algébricas. Fatoração e simplificação de expressões. Polinômios. Equações e Inequações. Funções. Construção de gráficos a partir de operações realizadas sobre o gráfico de uma função. Funções trigonométricas e trigonométricas inversas; Modelagem de situações reais usando funções.

Período do módulo: 16/08/23 a 29/11/23

Inscrições: Turma remota: Sábados, das 10h às 11h30

CÁLCULO I:

Ementa: Cálculo de funções de uma variável real: limites; continuidades; derivadas; aplicações da derivada: (taxas de variação, retas tangentes e normais, problemas de otimização e máximos e mínimos, esboço de gráficos, aproximações lineares e quadráticas); integral definida; áreas entre curvas; técnicas de integração por substituição.

Período do módulo: 19/08/2023 a 02/12/2023:

Inscrições: Turma Remota – Sábados – 10h às 12h

Período do módulo: de 19/08 a 02/12/2023:

Inscrições: Inscrições para Turma Remota: Sábados, das 16:00 às 18:00

GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR

Ementa: Matrizes e determinantes: operações, propriedades, matrizes transposta e inversa. Sistemas de equações lineares: definição, forma matricial, classificação e métodos de resolução. Vetores: noção intuitiva, tipos, operações com vetores, tratamento algébrico (plano e espaço). Produto escalar: propriedades, interpretação geométrica, ângulos, projeção, ortogonalidade. Produto vetorial e produto misto: definição, propriedades, interpretação geométrica. Espaços vetoriais. Subespaços vetoriais. Combinações lineares. Dependência e independência linear. Base e dimensão. Mudança de base. Transformações lineares. Núcleo e imagem. Isomorfismos e automorfismos. Matriz de transformação linear. Produtos internos. Norma, distância e ortogonalidade.

Período do módulo: de 19/08 à 02/12/2023

Inscrições para Turma Remota: sábados, das 09:00 às 11:00

COMO ELABORAR PROJETOS DE PESQUISA NA GRADUAÇÃO: ESTRATÉGIAS GERAIS

Ementa: Gênero textual-discursivo projeto de pesquisa na esfera acadêmica: o que é e para que serve um projeto de pesquisa, estrutura básica, organização e planejamento textual, tipos/classificações de pesquisa, análise de dados, como redigir um projeto de pesquisa. Práticas de linguagem na esfera acadêmica. Ler e escrever na universidade.

Escolha uma das turmas abaixo para se inscrever:

Inscrição para Turma 1 (remota): Terças-feiras, das 11h00 às 12h15

Inscrição para Turma 2 (remota): Quartas-feiras, das 13h às 14h15